Seu restaurante não fatura o quanto você gostaria?

Ao abrir um negócio, colocamos muita coisa em jogo, não é mesmo? Seus sonhos, expectativas, objetivos pessoais, profissionais e investimentos financeiros, tudo isso faz parte do processo.

O fato é que quando seu restaurante não fatura o quanto você gostaria, surgem frustrações e inseguranças comuns, mas que não podem te desanimar ou deixá-lo perdido.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo os principais erros responsáveis por um faturamento ruim em restaurantes e as soluções para ele poder gerar mais lucro

Começar sem planejamento

O planejamento, ou a falta dele, ainda é o principal motivo pelo qual os restaurantes podem ter sucesso ou fracasso. Muitos donos de restaurantes, seja por falta de tempo ou de atenção, deixam de se planejar no momento de abrir o negócio e acabam se expondo a riscos, como por exemplo, não conseguir ter lucro, falta de organização e insatisfação dos clientes. E se o seu restaurante não fatura o quanto poderia, fazer um planejamento pode ser a solução para o seu negócio.

A solução

Comece pelo planejamento financeiro, que é um registro de todos os gastos e despesas  do seu restaurante. Liste cada processo necessário para o funcionamento do restaurante e também inclua uma margem para urgências e imprevistos.

Gastos com estrutura e contas de água, energia, aluguel, gás, impostos e funcionários, se houver, entram para a soma junto com o valor gasto nos produtos de acordo com a ficha técnica de cada prato (outro item fundamental que abordaremos a seguir).

Esse planejamento pode ser feito tanto no computador, usando uma planilha, como em um caderno de registros em que você possa incluir as informações e acompanhá-las, podendo visualizar melhor todos os gastos que tem e conseguir se planejar de forma organizada.

Ter um cardápio mal estruturado

Seguindo a lógica do planejamento, muitos donos de restaurantes não colocam os pratos na ponta do lápis antes de criar o cardápio. Este é outro ponto que pode explicar porque seu restaurante não fatura o quanto você gostaria.

Um cardápio mal estruturado, ou seja, sem planejamento, pode não somente causar prejuízo, como também pode não atrair o interesse do cliente, o que compromete o lucro, e logo, seu restaurante não fatura da melhor forma.

A solução

Para evitar problemas com um cardápio mal estruturado, algumas dicas podem te ajudar. Para começar, os pratos oferecidos devem ter um propósito e não apenas existir porque você tem apreço por eles.

Saiba o que o cliente quer

Se o restaurante não fatura, pode ser que seu público não esteja encontrando o que procura. Por isso, estude o perfil de seus clientes para saber o que os atrai.

Para isso, vale observar e entender melhor a região na qual você atua para saber se há um tipo de público específico como, por exemplo, estudantes, empresários, operários e outros. Sabendo os interesses do cliente, como comida rápida, marmitas, pratos feitos, ou combos, por exemplo, é possível pensar em pratos especiais, promoções e outras oportunidades atrativas que vão te ajudar a aumentar o faturamento.

Estude as melhores opções pensando na margem de lucro

Como falamos, os pratos devem ter um propósito, assim, além de estarem adequados ao seu perfil de público, eles devem gerar lucro. Por isso, use fichas técnicas para saber exatamente quanto custa cada prato, incluindo gastos com ingredientes, mão de obra e gastos gerais.

Essa ferramenta te ajuda a saber quanto é gasto em cada prato e quanto você pode ganhar com cada um deles. Além disso, com a ficha técnica, é possível organizar os processos da cozinha, preparando melhor você e sua equipe e evitando gastos com desperdícios, tanto de tempo, quanto de recursos, o que te ajuda a ter mais lucro.

O Sebrae, em parceria com a Abrasel, disponibiliza um material detalhado sobre como construir cardápios eficazes utilizando fichas técnicas. Confira acessando o link.

Não explorar as oportunidades

Muitos restaurantes pecam por não explorar oportunidades que o mercado oferece. Será que este é um dos motivos pelos quais seu restaurante não fatura como você gostaria?

As oportunidades perdidas podem ser ferramentas que você deixa de usar tanto para se organizar quanto para divulgar seu negócio. Assim, o erro diz respeito não só ao que você faz, mas o que você deixa de fazer para vender mais e aumentar o faturamento.

A solução

Se um restaurante não fatura em sua melhor forma, explorar melhor as oportunidades de venda talvez seja uma solução. Esteja aberto a conhecer e aderir práticas e ferramentas que têm ganhado a preferência do público e do mercado.

Aderir a um sistema de delivery, por exemplo, é uma excelente forma de atingir novos públicos e aumentar suas vendas, mesmo nos dias em que o movimento do salão não for o ideal.

O uso das ferramentas online que a internet oferece também é uma estratégia que te ajuda a divulgar mais o negócio aproveitando a visibilidade que a rede proporciona por meio de sites e plataformas de venda.

Seu restaurante não fatura da forma como poderia? Mude isso já!

Se seu restaurante ainda não fatura o quanto você gostaria, são muitas as formas de reverter essa situação. E se você já percebeu isso e deseja faturar mais, já está no caminho certo. Aproveite estas dicas para pôr a mão na massa e potencializar as vendas do seu restaurante de forma planejada.

Quer saber mais sobre gestão de restaurantes? Conheça nosso blog e fique por dentro do mundo dos restaurantes e delivery.