Por que ter um CNPJ ativo é importante para pequenos restaurantes?

O CNPJ ativo é um assunto recorrente para quem tem um negócio e com pequenos restaurantes não seria diferente! O que é, de fato, o CNPJ? Quais são os seus benefícios? O que pode acontecer se eu não fizer? Essas são algumas das perguntas mais comuns entre os donos de restaurantes e que vamos responder aqui. Confira!

O que é o CNPJ ativo?

A sigla CNPJ quer dizer Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e é a forma que o restaurante é identificado pela Receita Federal. Somente com este cadastro é possível registrar o nome da firma, emitir notas fiscais e guardar dados do restaurante para consultas, como:

  • Endereço;

  • Nome da empresa;

  • Nome fantasia;

  • Descrição do ramo das atividades desenvolvidas, entre outras informações para facilitar o contato.

Dizer que um restaurante possui um CNPJ ativo é o mesmo que dizer que seu estabelecimento está regularizado junto à Receita Federal.

Porque um CNPJ ativo é importante para pequenos restaurantes?

Muitas vezes, os donos de pequenos restaurantes podem pensar que ter um CNPJ ativo não é tão importante, ou, que é algo necessário somente para grandes negócios. Trata-se de um grande engano! Ele é fundamental para o funcionamento regular da empresa e para aproveitar os benefícios que essa regularização perante a lei pode trazer!

Obrigações e Benefícios

Somente tendo um CNPJ ativo é possível obter um alvará, estar de acordo com as normas da vigilância e contar com benefícios como a possibilidade de crédito com instituições financeiras de forma mais fácil. Isso possibilita fazer parcerias com empresas e marcas que ajudam o seu negócio a vender mais, como o iFood.

CNPJ ativo para pequenos restaurantes: Trabalhando dentro da lei

Um CNPJ ativo permite ao estabelecimento existir de forma legal, já que é um dos requisitos para estar regular com a prefeitura do município e a vigilância sanitária, o que ajuda a garantir a segurança e qualidade do local e dos alimentos, trazendo mais segurança ao consumidor.

Trabalhando dentro da lei, os donos de restaurantes tem mais tranquilidade e não vivem na incerteza, com medo de fiscalizações, multas e denúncias comuns na área. 

Mais segurança para o empreendedor

Estando o estabelecimento em regularidade, passa a recolher impostos, e, considerando o faturamento anual do restaurante, caso a categoria seja de Micro Empreendedor Individual (MEI), o proprietário passa a contribuir de forma fixa com valor acessível.

Com isso, o dono do pequeno restaurante tem mais segurança e estabilidade, conseguindo direitos junto à Previdência Social (INSS), podendo aproveitar de benefícios que não teria trabalhando na informalidade, tais como:

  • Auxílio-doença no caso de enfermidades de longa duração;

  • Auxílio-maternidade;

  • Possibilidade de aposentadoria.

Mais economia

A economia também é um fator importante relacionado ao CNPJ para pequenos restaurantes, pois saindo da informalidade, ele tem maior possibilidade de negociação com fornecedores que exigem ou dão mais credibilidade para empresas regulares.

Em atacadistas ou lojas de grande porte que oferecem condições mais vantajosas de pagamento, como descontos e parcelas significativas, são exigidas garantias de quem compra e é aí que o CNPJ facilita a negociação, além da credibilidade que traz nas relações com pequenos fornecedores também.

Credibilidade com os clientes

Se o cliente tem a possibilidade de escolha entre um comércio regularizado ou informal, qual você acha que passará mais credibilidade? Na maioria das vezes, o público vai optar pelo regularizado, que transmite mais segurança nos serviços e produtos que oferece.

Deu pra perceber o quanto é importante para pequenos restaurantes ter um CNPJ ativo, não é mesmo? E o melhor é que para tirar o documento e se regularizar pode ser mais fácil do que você pensa. Para começar, você pode buscar informações junto à prefeitura do seu município e também em órgãos como o SEBRAE. Inclusive, para um processo ainda mais rápido, é possível solicitar a abertura de empresa pela internet.

Reúna informações como a permissão de abertura de restaurante na zona da cidade em que deseja e, então, busque a prefeitura somente no momento de solicitar o alvará. Comece já a aproveitar os benefícios de estar regular e dedique esforços no que realmente importa para você e seu negócio

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! Para saber mais sobre gestão de pequenos restaurantes, confira os outros conteúdos do nosso blog e aproveite as dicas para vender mais!