E-mail marketing para restaurantes: vale a pena investir nesta estratégia?

O e-mail marketing para restaurantes tem sido uma ótima solução para o marketing digital de diversas marcas.

Para usá-lo como canal de comunicação com o público, basta seguir algumas dicas que incluímos nesse conteúdo e avaliar se esta é uma alternativa interessante para o seu restaurante. Confira!

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um meio utilizado como estratégia de comunicação com o público, seja para o relacionamento ou para a prospecção de clientes. Esse veículo já foi mais utilizado do que é atualmente, mas algumas áreas como o food service têm encontrado vantagens em retomar o uso desta ferramenta.

Basicamente, um e-mail marketing é composto por informações institucionais ou promocionais que sejam do interesse do cliente sobre determinado aspecto comercial, como: catálogos de venda, novidades, promoções, cardápios e demais conteúdos.

Conteúdo atrativo

Ele é caracterizado pelo uso de textos intercalados com imagens e diagramados de forma que o conteúdo seja bem distribuído, facilitando a leitura e chamando a atenção do leitor para o que se deseja transmitir.

E-mail marketing para restaurantes

O e-mail marketing para restaurante segue esse objetivo: atrair o cliente para determinado conteúdo que deseja promover. Porém, existem diversas formas de usar a ferramenta de forma ainda mais criativa e eficaz.

Divulgando novidades

Uma ótima forma de usar o e-mail marketing para restaurantes é fazendo dele um canal de divulgação de tudo que acontece de novo na casa para vender mais e fazer a manutenção do relacionamento com seus clientes. Novos pratos, horários especiais, promoções e outros são super válidos!

Informações especiais

Mesmo que você já faça isso em suas redes sociais, usando o e-mail marketing para restaurantes, você agrega um valor de exclusividade aos clientes que recebem esse conteúdo.

Isso porque diferentemente das redes onde todos têm acesso às mesmas informações, com o e-mail marketing você dá um caráter de maior proximidade com o leitor. Uma forma de deixar esse canal mais especial é passar informações de primeira mão, antes de divulgar nas redes.

Direcionando o e-mail marketing para outros canais

Outro uso vantajoso do e-mail marketing para restaurantes é poder direcionar o cliente até outros canais como seu site, suas mídias sociais ou seu local de venda online como o iFood, por exemplo.

Mídias e Site

Se você tem um site, o e-mail marketing vai ajudar a levar usuários até sua página. Basta criar um conteúdo direcionado e colocar o link, ou hiperlink para a página de destino que deseja. Assim, pode divulgar um conteúdo institucional ou um cardápio, por exemplo.

A mesma coisa vale para suas mídias, você consegue direcionar o leitor para seu Facebook ou Instagram onde pode divulgar vídeos e fotos que deseja compartilhar com esse público.

iFood e delivery online

Apps delivery como o iFood também são ótimas opções a serem incluídas em seu e-mail marketing. Você pode criar um conteúdo divulgando determinados produtos e promoções, usando fotos e outros recursos visuais e inserindo o link para a página de compra.

Criando um e-mail marketing para restaurantes

O primeiro passo para criação de um e-mail marketing é a captação dos leads, ou seja, uma relação das pessoas que receberão seus e-mails. É importante que esta lista seja própria e não comprada, além da certeza do interessante desse público em receber suas mensagens.

Você pode captar informações de cadastro dos seus clientes e pedir sua autorização para envio. Com isso feito, organize a lista para fazer os disparos com a frequência que achar válida. Atente-se para que os envios não sejam muito exaustivos para quem os recebe!

A criação do e-mail marketing para restaurantes pode incluir um apelo visual maior, já que comida chama bastante a atenção. Priorize imagens profissionais e que sejam atrativas.

Quanto ao conteúdo, pense em pautas planejadas e estratégicas de acordo com os objetivos que almeja. Fuja de textos longos e pense na diagramação! A contratação de um profissional de design pode ser necessária, mesmo que um freelancer.

Viu só? Você pode ter mais canais de comunicação com seu público do que pensava. Faça um teste e avalie os resultados para o seu restaurante. Tem uma dúvida? Deixe seu comentário e conheça os outros conteúdos do blog iFood. Boas vendas!