Desperte o desejo dos seus clientes com 6 estratégias simples

Já parou pra pensar o que faz um cliente optar pelo seu restaurante e não o do concorrente? Preço, qualidade, facilidades oferecidas, enfim, tudo isso faz parte, mas existe um fator que às vezes é deixado de lado pelos restaurantes: o desejo dos seus clientes.  

O desejo dos seus clientes pelo que você oferece é fundamental no momento de decisão e é por isso que levá-lo em conta antes de criar os pratos de seu cardápio, fazer a divulgação do negócio, ou mesmo, escolher a apresentação é tão importante.

Pensando nisso, reunimos 6 estratégias que vão ajudar você a despertar o desejo dos seus clientes e aumentar as vendas de formas simples. Confira!

1. Oferecer o que é de interesse do público

Aqui no blog, sempre ressaltamos a importância de conhecer as características dos seus clientes para definir um perfil de público. Isso é, de fato, fundamental, no entanto, o desejo é comum a qualquer perfil de público, afinal, ninguém compra algo que não deseja.

O desejo dos seus clientes pode ser despertado tanto pelos sentidos básicos, como um prato que chame atenção aos olhos ou até um diferencial de negócio que faça com que os clientes desejem consumir algo de sua marca.

Assim, tudo deve ser pensado a fim de despertar o desejo dos seus clientes logo de cara. Isso porque sabemos que a primeira impressão é decisiva no processo de escolha. 

2. Ter um cardápio delicioso

Para começar a despertar o desejo dos seus clientes, tenha um cardápio convidativo. Isso significa oferecer opções que, logo de cara, despertem o desejo de consumi-los só de ler o nome ou a descrição no cardápio, além de uma foto convidativa.

2.2 Valorizar cada prato

Inclua opções utilizando ingredientes de qualidade e deixe o cliente saber disso. Vale colocar na descrição do prato, que ele foi preparado com determinado ingrediente de alguma marca conhecida e desejada pelo público, quando for o caso.

Nos nomes, pense em opções que não sejam muito abstratas ou subjetivas, mas use a criatividade. Dependendo do perfil do seu restaurante, você pode ter um cardápio temático e até descontraído.

2.3 Saber usar imagens no cardápio

Cardápios com muitas imagens ou carregados de informação não estão mais em alta. Pelo contrário, a tendência é que eles fiquem cada vez mais clean, atraindo a atenção do cliente para cada prato com seu nome e descrição.

Você pode utilizar imagens nas divisões de categorias de pratos ao invés de associar cada um deles à uma foto. Escolha a que mais representa o grupo de pratos (Carnes, saladas, sobremesas, etc.) e capriche na fotografia para que brilhe aos olhos do cliente.

2.4 Ter preços convidativos

Para despertar o desejo dos seus clientes com o cardápio, elimine cifrão e casas decimais na hora de colocar os preços. Por exemplo, ao invés de “R$39,50”, prefira utilizar “39” e chame a atenção do cliente para o prato e não para o preço.

3. Despertar o desejo dos seus clientes com imagens

Na fotografia, o termo “apetite appeal” é utilizado para descrever o apelo irresistível ao consumo e é aplicado às fotos e aos vídeos de comida. É este apelo que vai despertar o desejo dos seus clientes em consumir os pratos que você oferece.

Pensando nisso, invista em imagens caprichadas que ressaltem os aspectos únicos de cada prato: apresentação, texturas e cores. As imagens não precisam ser super trabalhadas, elas devem ilustrar cada prato ao mesmo tempo em que despertam o desejo de comê-los.

4. Ter uma presença online eficaz

Tanto para fotos quanto para vídeos, a lógica é criar o desejo de consumo pelos produtos do restaurante, mas também têm o intuito de aproximar os clientes do seu negócio. Isso porque você pode usar desse recurso para criar uma identidade entre público e marca.

Para isso, tenha uma presença online convidativa. Esteja nas principais redes sociais, como o Facebook e Instagram, e alimente-as com as imagens produzidas. É importante acompanhar esses canais constantemente para observar a reação do público e analisar se sua estratégia está dando certo.

4.1 Atrair clientes com delivery online

A presença em aplicativos de pedidos online como o iFood, no caso dos deliveries, é uma ótima forma de despertar o desejo dos seus clientes. Lá você também pode utilizar as fotos do seu cardápio para atrair o público e descrever seus pratos de forma estratégica.

No iFood, você também tem a chance de despertar o desejo de clientes que estão buscando opções no app e se deparam com seu restaurante. Isso aumenta suas possibilidades de venda, já que fora da plataforma talvez sua visibilidade não fosse tão potencializada.

5. Ter uma equipe preparada

Se seus atendentes, seja no salão ou no delivery, não souberem vender os produtos oferecidos, o desejo do cliente fica comprometido.  Por isso, treine os membros da equipe para realizar um bom atendimento, prezando pela cordialidade, gentileza e rapidez.

A padronização do atendimento também é importante para manter a qualidade e fixar a boa imagem do seu restaurante com o público. Isso é um ponto positivo para que o desejo do seu cliente se estenda também para a marca e não somente aos produtos.

6. Despertar o desejo dos seus clientes pela sua marca

Ter uma marca respeitada e admirada pelos clientes vai muito além de servir bons pratos ou ter os melhores preços! Por isso, além das estratégias já citadas aqui, preocupe-se constantemente em oferecer bom atendimento, qualidade e tudo que os clientes buscam em uma marca para que sejam apaixonados por ela.

Destaque-se no mercado e faça com que seus clientes tenham o desejo constante de comprar em seu restaurante. Assim, além de prezar pela clientela fixa, você pode ter embaixadores da marca que vão ajudar na divulgação do seu negócio.

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