Delivery: trabalhar com entregas é a escolha certa para o seu negócio?

Na área gastronômica, o delivery já conquistou o seu espaço e só vem crescendo nos últimos anos. Você, com certeza, já pensou se este é um negócio vantajoso para seu restaurante, não é mesmo?

Fica difícil ignorar o sucesso que o serviço de entregas faz com o público, seja com os mais jovens ou mesmo os consumidores mais velhos, já que o conforto e a praticidade do delivery agrada clientes de todas as idades.

É claro que o interesse do público também se deve a outras vantagens oferecidas pelo sistema de entregas. Fatores como a agilidade e economia nos pedidos, fazem os consumidores utilizarem cada vez mais o delivery.

Contudo, trabalhar com entregas não deve ser feito apenas visando o interesse do cliente, mas também os lucros do seu restaurante, aproveitando tudo que o modelo de negócio pode oferecer! Para saber se ele é a escolha certa para o seu negócio, confira as vantagens e os benefícios desta modalidade de venda e serviço!

 

Conquistando novos mercados com delivery

Trabalhar com entregas permite que seu restaurante atraia novos perfis de consumidores pelo poder de alcance que o delivery oferece, já que você pode estar deixando de atender clientes, simplesmente por não oferecer este serviço.

Isso acontece porque, hoje, seja pela rotina agitada, cansaço ou simplesmente pelo conforto de comer em casa, o cliente tem demonstrado muito interesse pelo delivery e por isso, procura os restaurantes que disponibilizam o serviço de entregas.

Ao oferecer esta opção, você deixa de ‘ficar pra trás’ no mercado, eleva a credibilidade do seu negócio com o público consumidor e torna-se uma opção considerável, marcando presença no mercado por trabalhar com entregas.

Economia e conforto deixam o cliente satisfeito

Você pode até pensar “se o meu cliente quer meu produto ele pode vir comer aqui”, mas não é bem assim, já que muita gente opta pelo delivery pelo fator economia. Neste ponto, os 10% da taxa de serviço, os gastos com bebidas extras, cafés, sobremesas e outros, são considerados no momento de decisão.

Outro erro que você pode estar cometendo, é achar que mesmo se não trabalhar com entregas, o cliente vai chegar até você para retirar um pedido quando quiser comer em casa, mas, a locomoção até seu restaurante, já quebra a lógica da praticidade e conforto.

Pense no delivery, também, como uma oportunidade de manter o faturamento estável nos dias em que o movimento do salão for mais baixo por alguma razão (pode ser desde uma chuva forte até o frio excessivo, ou, simplesmente, uma segunda-feira de fim de mês).

Para trabalhar com entregas, comece conhecendo seus limites

Se uma preocupação em torno de implementar o serviço de delivery em seu restaurante for sua capacidade de produção ou falta de recursos, como mão de obra e espaço, por exemplo, não deixe que isso te impeça de trabalhar com entregas e dar um passo adiante.

Área de atuação

Para começar a trabalhar com entregas, caso você acredite que é difícil atender uma cidade inteira, você pode delimitar uma região menor de atendimento e sentir o retorno do público. Além disso, delimitando uma região menor, você pode começar com o delivery sem ter que contratar uma frota terceirizada logo de cara.

Frotas

As frotas terceirizadas têm maior região de cobertura para as entregas por um custo benefício interessante, visto que você pode chegar a um número maior de pessoas com a segurança de estar lidando com uma empresa e profissionais capacitados. Também existe a opção de contratar entregadores exclusivos para o seu restaurante.

Com isso em vista, defina a melhor opção para você e garanta os melhores parceiros para realizar este serviço com segurança e compromisso. Lembre-se de que a qualidade e cuidado com os quais você prepara seus pratos deve chegar até a casa do cliente, por meio do atendimento, e também das boas condições dos produtos.

Trabalhar com entregas pode sair mais barato do que suas operações normais

Além de poder começar aos poucos, você vai perceber que um delivery pode envolver custos bem menores do que os gastos com pratos servidos no salão.

Cardápio

Se preferir, você pode montar um cardápio reduzido somente para os pedidos via delivery, o que vai te ajudar a manter a organização financeira e também na cozinha. Se optar por isso, defina o valor de cada prato considerando a receita e buscando uma margem de lucro justa.

Faça o delivery ser mais rentável reduzindo desperdícios de produtos com embalagens impróprias e que alteram seu aspecto e qualidade, evitando fazer compras em larga escala apenas pelo desconto (com as sobras, pode sair mais caro se mal planejado), e por fim, garanta a mesma qualidade para todos os pratos.

Mão de obra

Em um delivery, você não precisa contratar mão de obra extra em atendimento de mesas ou com recepcionistas. Somente é preciso que você defina um membro da equipe para ser o responsável pelo recebimento dos pedidos, seja online ou por telefone, e na cozinha, basta orientar e treinar seus funcionários. Dessa forma, você não tem nenhum gasto extra com mão de obra interna.

Além disso, se você contar um sistema de comandas direto com a cozinha e integrá-lo a uma plataforma de venda online, os pedidos serão comandados diretamente para a equipe da cozinha, reduzindo as tarefas de quem realiza o atendimento.

Aumento da visibilidade utilizando as ferramentas adequadas

O delivery já existe há muito tempo, mas a forma tradicional de fazer pedidos está se transformando por diversos motivos. É que se a lógica das entregas é a praticidade e o conforto, não faz mais sentido fazer os pedidos por telefone ou não conseguir visualizar o cardápio de casa.

É claro que uma parcela dos clientes ainda prefere o método antigo de pedir comida para entrega, mas se você não buscar agradar o restante de seu público, pode deixar de vender e perder oportunidades com novos consumidores, que não te encontrarão ou simplesmente não querem gastar tempo e dinheiro ao telefone.

Pedidos online

Usando os sites e ferramentas que funcionam como listas de restaurantes, você consegue ter um meio organizado de receber os pedidos, anotá-los e controlá-los de forma geral. É que por meio dos apps como o iFood, o pedido do usuário chega a você da forma exata como ele pediu, contribuindo com a organização e diminuindo os riscos de pedidos errados.

Uma das maiores vantagens de estar presente nos sites e aplicativos de venda online é que eles geram uma visibilidade significativa do seu restaurante, atraindo novos clientes e potencializando suas vendas, uma ótima maneira de economizar com divulgação.

Ajude seu negócio a crescer com delivery

Trabalhar com entregas é a escolha certa para o seu restaurante se você está disposto a oferecer uma facilidade ao público que só tende a aumentar sua clientela e, consequentemente, suas vendas. Não espere mais e deixe que as vantagens oferecidas pelo delivery também beneficiem seu restaurante!

Tem alguma dúvida sobre as vantagens de trabalhar com entregas? Confira o nosso blog e veja mais posts sobre esse assunto.