Contratar um entregador ou terceirizar as entregas: qual a melhor opção?

Sabemos que ao montar um delivery podem surgir algumas dúvidas e dificuldades, como por exemplo, a escolha do formato de entrega. Neste caso, a pergunta que os empreendedores mais se fazem é: “eu contrato um entregador ou é melhor terceirizar esse serviço?”

Esse questionamento é comum e para chegar a uma conclusão, é necessário entender o que cada uma dessas opções tem a oferecer para o seu negócio. Confira aqui tudo o que você precisa saber na hora de decidir entre contratar um entregador ou terceirizar as entregas!

A importância de uma boa equipe de entregas

Digamos que da mesma forma que é importante oferecer um atendimento adequado para o salão, onde os atendentes devem estar atentos às mesas e à cozinha, é fundamental que a pessoa responsável pela entrega seja bem treinada para oferecer uma entrega rápida e segura.

Para isso, independente de contratar um entregador ou terceirizar as entregas, você deve pensar neste membro da equipe como parte do processo todo de atendimento e investir em boas conversas desde o momento da contratação (dele ou do serviço terceirizado). Saiba mais sobre como trabalhar e montar uma boa equipe de entregas lendo o post “É difícil trabalhar com uma equipe de entregas?“.

Contratar um entregador ou terceirizar as entregas?

Para escolher entre contratar um entregador ou terceirizar as entregas do seu delivey, alguns pontos devem ser levados em conta. O primeiro deles é definir suas metas de acordo com o perfil do seu negócio.

Por exemplo, se você tem um restaurante de bairro e quer atingir outras regiões da sua cidade, a área de cobertura é um ponto importante. Já se o seu objetivo é atender somente a sua região, aumentando o volume de vendas com o público que já atende, outras questões devem ser pensadas.

Mas este é só um exemplo do que pode te ajudar a decidir ente contratar um entregador ou terceirizar as entregas. Outros itens como segurança, praticidade do serviço, economia com manutenção de veículos e mais, são itens importantes que detalharemos melhor abaixo.

CLT

Para contratar um entregador (ou motoboy), você tem a opção de incluí-lo como um funcionário do seu restaurante, o que implica em carteira assinada, férias e todas as outras obrigações legais que um processo de contratação requer.

Um ponto forte de se contratar um entregador é a proximidade que você consegue ter com o profissional, que estará sempre lhe atendendo, além de conhecer e entender melhor a rotina do seu negócio, o perfil dos seus clientes e a dinâmica do seu trabalho.

Já um ponto de atenção neste caso é que os custos com a contratação e manutenção do funcionário na empresa ficam por sua conta. Além deles, os gastos com compra, consertos e reparos no veículo de entrega são de sua responsabilidade.

Motoboy MEI

Uma alternativa entre contratar um entregador e terceirizar as entregas é um profissional autônomo com MEI (Micro Empreendedor Individual) para completar a equipe do seu restaurante.

Essa é uma opção interessante se você também for MEI, já que na categoria só é permitido a contratação de um funcionário além de você e, neste caso, é preferível contratar um atendente ou cozinheiro, por exemplo.

Essa opção não deixa de ser uma terceirização, porém é diferente de terceirizar o serviço com empresas especializadas, como abordaremos a seguir. Neste caso, o contrato pode ser feito entre você e o profissional terceiro.

Como ponto forte, podemos ressaltar a praticidade em não ter que arcar com o investimento na compra e manutenção do veículo de entrega. Além de não ter que se preocupar com as implicações que um funcionário com carteira assinada geram.

É claro que é importante assegurar os direitos do trabalhador, porém no caso da terceirização de um MEI, você contrata o profissional sabendo que eles já está regularizado, cumprindo suas obrigações e recebendo seus benefícios.

Terceirização por empresas

Para atender restaurantes como o seu, muitas empresas oferecem a terceirização de motoboys e veículos, como é o caso da Rapiddo. Neste formato de entregas, você consegue encontrar entregadores até de última hora e não precisa se preocupar com os cuidados e gastos com veículos. A iFood também oferece a opção de terceirização da área de entregas, clique aqui e saiba mais.

Com esta opção dá para alcançar mais regiões já que as empresas conseguem ter maior cobertura demográfica de entregas. Além disso, a praticidade deste serviço te deixa com mais tempo para lidar com outras partes importantes da operação do restaurante.

Um ponto forte das empresas que terceirizam a entrega é que você paga pelo serviço prestado e não o período completo, economizando nos dias de baixo movimento, ao invés de gastar com a diária para um motoboy contratado, por exemplo.

Essa vantagem também é um atrativo se você precisa aumentar suas entregas, mas não pode contratar outro entregador, como pode acontecer em dias de pico no seu restaurante.

Por outro lado, um ponto fraco da contratação de empresas terceirizadas é o distanciamento entre os profissionais e o seu restaurante, que pode comprometer a qualidade do serviço se você não investir em um bom treinamento e diálogos constantes.

Contratar um entregador ou terceirizar as entregas: escolha custo benefício

Bom, como você viu, as três opções possuem pontos interessantes para considerar na hora de decidir entre contratar um entregador ou terceirizar as entregas. O ideal é encontrar o melhor custo benefício pro seu negócio de acordo com seus objetivos e capacidade de investimento.

De qualquer forma, não perca tempo e continue investindo em seu delivery. Ficou interessado neste assunto? Conheça nossas facilidades para restaurantes parceiros e saiba tudo sobre gestão de restaurantes e deliveries em nosso blog.