8 dicas para criar um sistema de delivery perfeito

O delivery tem sido a aposta de muitos empresários da área gastronômica nos últimos anos, gerando receitas anuais significativas mesmo em meio a crise e, muitas vezes, sendo o carro chefe no faturamento dos restaurantes.

O novo consumidor demonstra um interesse crescente por pedir comida em casa ao invés de se deslocar até os estabelecimentos para comer. Essa transformação no mercado faz com que a procura pelo método de entregas seja cada vez maior, mas antes de incluir ou mesmo para quem já trabalha com entregas, o planejamento é parte essencial para criar um sistema de delivery perfeito.

Reunimos neste conteúdo as 8 principais dicas para seu restaurante gerar ainda mais receita, prezando pela satisfação do consumidor final e mantendo a qualidade no que é entregue. Confira!

1. Definir o cardápio

A definição do que vai ser oferecido é o primeiro passo para estruturar seu sistema de delivery perfeito, por isso, tente olhar para o seu cardápio com cautela, eliminando opções que podem não se sair muito bem quando embaladas ou transportadas.

Por exemplo, se seu cardápio tem pratos com muitos molhos ou algum tipo de comida que precise ser consumida de imediato, é possível adaptá-los para garantir qualidade em todos os pratos.

A definição de um cardápio deve ser feita de acordo com seu horário de funcionamento, sua área de atuação (em regiões com maior número de empresas, é atrativo incluir opções executivas), o perfil do seu público e de seu restaurante.

2. Prezar pela organização 

A organização é essencial para garantir o sistema de delivery perfeito, sem atrasos ou erros nos pedidos. Por isso, garanta que desde a compra dos ingredientes até a finalização dos pratos, todos os processos sejam padronizados e compreendidos pela equipe.

Nesta hora, também é importante separar, organizar e higienizar todos os ingredientes, utensílios e embalagens de acordo com a ordem de uso. Tudo sempre bem sinalizado com etiquetas indicando data de produção e validade.

3. Escolher as melhores embalagens

As embalagens são parte essencial da operação e devem ser escolhidas também de acordo com o cardápio, visando a manutenção do aspecto natural do alimento e, principalmente, de sua temperatura, por tratar-se de um produto que será transportado.

Certifique-se de que os recipientes utilizados suportem o alimento sem vazar ou quebrar e lembre-se de separar produtos quentes dos frios, como bebidas geladas, por exemplo. Para as bebidas, é interessante fazer uso de divisórias de papelão, que tem certo isolamento térmico e ajudam a estabilizar os líquidos dentro de seus recipientes.

3.1 Embalagem também é divulgação

Escolher recipientes e sacolas de transporte com sua logo e cores do restaurante são uma ótima pedida e se vierem com itens como guardanapos, sachês, talheres e outros utensílios personalizados, melhor ainda. Aproveite este momento para ser criativo e divulgar sua marca! Faça com que o cliente sinta-se especial ao receber seu produto em sua casa.

4. Treine sua equipe

Para um sistema de delivery perfeito, é fundamental que você mantenha sua equipe sempre preparada para a demanda que tende a aumentar. Converse com seus funcionários e explique todo o processo para que cada um saiba de suas responsabilidades e contribuições na operação.

Diferente do salão em que é possível corrigir erros rapidamente, como um acompanhamento esquecido ou pratos trocados, no delivery, um erro representa perda maior de tempo e de recursos. Atenção e cuidado nunca são demais!

5. Escolha as ferramentas certas

Tanto para receber as comandas na cozinha quanto para receber os pedidos dos clientes, é importante definir métodos que vão facilitar a rotina do restaurante, reduzindo os riscos de erro e tornando os processos mais rápidos.

Contratando um serviço de plataformas online, você oferece praticidade ao cliente que busca conforto ao fazer um pedido, e ainda tem maior visibilidade ao ser incluído nas redes de busca de sites e aplicativos como o iFood.

6. Esteja aberto a inovação

Mesmo utilizando o telefone para receber pedidos, também é importante contar com um software para organizar e controlar as comandas que são direcionadas para a cozinha.

Certifique-se de treinar sua equipe para usá-los de forma correta e ganhe tempo fazendo uso dessas ferramentas. Utilizando um pedido de comandas interligado ao sistema do iFood, os pedidos feitos pelo site ou mobile chegam direto na cozinha.

Aderir às novas tecnologias faz seu restaurante ganhar pontos com os clientes tanto pela rapidez e praticidade, quanto pela segurança nas opções de pagamento oferecidas. Os sites de venda online permitem que o usuário faça o pagamento da forma como preferir e direto de seus aparelhos.

7. Defina o método de entrega

A entrega é uma das etapas mais importantes para um sistema de delivery perfeito. Neste momento, você pode optar por contratar profissionais com seus veículos próprios, ter frota terceirizada ou ter seu próprio veículo e contratar freelancers.

Contratação

Caso opte por contratar um profissional, o ideal é formalizar a contratação para evitar problemas com o ministério do trabalho e assegurar os direitos do trabalhador. Além disso, ficam sob sua responsabilidade, os custos quanto a manutenção e seguro dos veículos utilizados, o que pode parecer um gasto excessivo. Mas em troca, você evita problemas com os veículos e ainda ganha a confiança do profissional.

 

Terceirização

Já a terceirização de frotas é uma saída interessante, pois, uma empresa profissional geralmente oferece maior cobertura de alcance dos veículos e você direciona esforços no preparo e restante do processo envolvidos para ter um sistema de delivery perfeito.

O mais importante é conversar e treinar os profissionais envolvidos na entrega para que saibam como seu produto deve chegar até a casa do cliente. Seja transparente e peça o mesmo para estar a par de eventuais problemas e identificar possíveis melhorias.

8. Divulgue o seu sistema de delivery perfeito

Um sistema de delivery perfeito é aquele que gera lucro e mantém os clientes satisfeitos, por isso, com cada etapa da operação estruturada, chegou a hora do cliente saber sobre seu negócio.

Não se intimide com a quantidade de opções disponíveis no mercado, busque a mais adequada para seu restaurante. Invista nos meios de divulgação online para divulgar seu cardápio de entregas, informações de contato e fotos dos produtos.

No meio offline, desenvolva materiais gráficos que vão fazer com que sua marca seja lembrada pelos clientes. Distribua flyers e cartões na sua região, inclua um cardápio ou imãs de geladeira junto com as embalagens de entrega e seja criativo.

Divulgar seu negócio será tarefa fácil já que – definindo um bom cardápio, prezando pela organização, mantendo a equipe capacitada e escolhendo as melhores ferramentas para recebimento de pedidos e sistema de entregas – ter um sistema de delivery perfeito será uma consequência rápida para seu negócio. Boas vendas!

Ficou com alguma dúvida sobre como criar e manter um bom sistema de entregas? Deixe seu comentário e nós responderemos!