7 dicas para simplificar o trabalho com delivery

Ter um restaurante envolve muito trabalho e diferentes processos para cada área da operação do negócio. Administração, cozinha, equipe, manutenções, fornecedores, enfim, tudo isso pode causar dor de cabeça se as tarefas do dia a dia forem mal organizados e não houver planejamento. 

Acontece que com um pouquinho de empenho e contando com as estratégias certas, seu restaurante começa a trabalhar a seu favor, ao invés de gerar complicações e retrabalhos. E quando o assunto é delivery, muitos empresários ainda podem pensar na operação como mais um fator para se preocupar dentre os processos do restaurante.

Se você analisar bem, isso não é verdade. É possível, inclusive, simplificar o trabalho com delivery. Mas isso só acontece se, assim como para as demais atividades envolvidas em uma operação de restaurante, houver planejamento, dedicação e acompanhamento constantes.

Com as ferramentas certas, você vai conseguir simplificar o trabalho com delivery e seu restaurante ganha maior potencial para crescer e aumentar o faturamento. Confira 7 dicas para simplificar seu trabalho com delivery!

1. Simplificar o trabalho com delivery: custo-benefício

Montar uma operação de delivery não é tão difícil quanto pode parecer. O custo-benefício para aderir a este modelo de negócio vai te surpreender. Além de aumentar as vendas, trabalhar com entregas pode simplificar seu dia a dia.

Para começar, o delivery não demanda começar um negócio do zero. Se você já tem um restaurante, com algumas adaptações, é possível desenvolver um belo plano para trabalhar com entregas e começar a faturar mais.

Estas adaptações podem ser desde a retirada ou modificação de pratos do cardápio, como inclusão de um novo membro da equipe. Porém, muitas vezes isso não é necessário e você só precisa correr atrás dos requisitos básicos, como entregadores e um bom canal de divulgação e vendas.

2. Conheça as vantagens do delivery

Com a operação de delivery estruturada, as vantagens são rapidamente percebidas e o retorno é certeiro já que o método de vendas é uma ótima maneira de manter o giro do seu restaurante mesmo em dias atípicos em que o salão está com pouco movimento.

Trabalhar com entregas também é uma maneira interessante de divulgar seu restaurante, já que, utilizando as ferramentas certas, você consegue atingir um público diferente e que, além do delivery, pode se interessar por conhecer seu espaço físico.

O delivery é uma ponte entre seu produto e a casa do cliente. Por isso, aproveite a oportunidade de “entrar na casa do cliente” com seu produto e use estratégias como uma identidade visual reforçada nas embalagens e guardanapos. Garanta um bom atendimento por parte dos entregadores e mantenha tudo com qualidade (do salão aos pedidos para entrega). Aproveite para ouvir sempre o que o cliente tem a dizer para melhorar no que for possível.

Com essas vantagens e dicas, é possível usar o método de entregas ao seu favor e simplificar o trabalho com delivery, fazendo com que seu restaurante trabalhe para você e não o contrário disso!

3. Utilize o iFood para simplificar o trabalho com delivery

Com o iFood é possível simplificar o trabalho com delivery de forma significativa e motivos para essa afirmação não faltam. É que a plataforma iFood oferece facilidades que contemplam não só os restaurantes parceiros como seus clientes.

3.1 Seja contemplado e contemple seus clientes com praticidade

A praticidade característica do iFood beneficia a todos os envolvidos no processo de compra e venda de alimentos. Isso é devido ao sistema, que pode ser acessado tanto via mobile através do aplicativo, quanto em computadores pelo site.

De forma simples, o usuário consegue encontrar o que procura usando os filtros por categorias e tipos de cozinha e ainda tem acesso às listas curadas, que são opções para quem procura produtos em momentos e situações específicas, como por exemplo: mais pedidos no jantar, jantar oriental, escolha saudável, novidades e outros tipos de listas especiais.

Estes recursos facilitam a vida do público e a sua, já que ao encontrar a praticidade que procuram, os clientes ficam mais satisfeitos e suas chances de ser encontrado e escolhido como opção certa são maiores.

3.2 Economize tempo e recursos

Na prática, o iFood ajuda os restaurantes a economizar tempo e se organizar melhor em âmbito interno já que simplifica bastante o processo de recebimento dos pedidos, devido ao cardápio virtual e a jornada de compra facilitada pelo sistema.

Com usabilidade amigável, a plataforma iFood ajuda também a simplificar o trabalho com a divulgação do restaurante, já que gera visibilidade direcionada com o público, evitando desperdício de recursos com publicidade não segmentada.

3.3 Simplifique o recebimento de pedidos

Com a disponibilização deste cardápio, o pedido chega para a equipe da cozinha exatamente como o cliente pediu, diminuindo as chances de erro nos pratos para entrega, que, por sua vez, diminuem o desperdício e o retrabalho, economizando tempo e recursos.

Além disso, são poupados os minutos ao telefone repassando opções de cardápio, repetindo valores e explicando produto por produto. Isso deixa de sobrecarregar a equipe e permite que você tenha poucos responsáveis pelos pedidos, já que o processo é simples.

4. Aproveite os recursos de inteligência de negócio do iFood para simplificar o trabalho com delivery

O iFood oferece aos restaurantes parceiros ferramentas para leitura de dados e informações obtidas por meio da plataforma. São gráficos, relatórios e médias que informam desde o faturamento por meio do app/site até as avaliações dos clientes sobre seu restaurante.

Essas ferramentas são essenciais para entender como o iFood tem ajudado seu restaurante a crescer e em que pontos você pode melhorar. Por exemplo, acompanhando seu faturamento mês a mês de acordo com as ações do seu restaurante, é possível entender e validar determinadas estratégias, como a adoção de promoções, inclusão de combos e outros!

Além disso, conforme as melhorias vão sendo aplicadas, é possível mensurar alguns resultados acompanhando a média das avaliações. Enfim, com estas informações ricas, é possível tomar decisões com mais precisão e segurança, além de conseguir identificar possíveis lacunas na sua operação de delivery.

Viu como o iFood pode ajudar a simplificar o trabalho com delivery? Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e confira nossos outros blog posts para saber mais sobre esse e outros assuntos.