6 ideias para aumentar o lucro e o consumo no seu restaurante

Ter um restaurante é um desafio, certo? Mais desafiador ainda é aumentar o lucro no seu negócio no mercado com tantos empreendimentos surgindo. É preciso fazer diferente, ter planejamento e ser inovador!

Pensando nisso, reunimos as 6 principais ideias para aumentar o consumo e, consequentemente, o lucro no seu restaurante de forma simples e duradoura. Confira e avalie as melhores dicas para aplicar no seu negócio.

1. Oferecer taxa de entrega grátis ou mais barata

No caso dos deliveries, a taxa de entrega, muitas vezes, é fator decisivo para os clientes. Se ela for muito alta, eles podem sequer considerar fazer um pedido, por isso, é importante apresentar um bom custo benefício, como taxa grátis ou com um valor atrativo.

Crie um cardápio estratégico definindo sua margem de lucro por cada prato com o auxílio de fichas técnicas e avalie se é possível abaixar o valor da taxa ou mesmo eliminá-la. Para isso, também é importante negociar valores com a empresa de entrega ou os entregadores.

2. Trabalhar com promoções

Tanto para delivery quanto para as vendas no salão ou take away (o cliente busca o pedido, mas não consome no local), as promoções são estratégias super válidas e que vão chamar a atenção de seus clientes. Pense em combos, inclusão de brindes como sobremesas ou bebidas e opções em dobro.

Criar pratos e promoções do dia também são formas de aumentar o lucro do seu restaurante, pois, você consegue incluir produtos de maior e menor preço de custo e otimizar o giro das mercadorias também.

3. Prezar pelo padrão de qualidade

Para aumentar o lucro e o consumo no seu restaurante não basta ter bom preço e promoções, é preciso manter um padrão de qualidade para fidelizar o público depois de chamar sua atenção.

Conheça e padronize os processos do restaurante, do atendimento à cozinha e até as embalagens do delivery. Garanta esse padrão, também, nos pratos e bebidas do cardápio para que tenham sempre o mesmo tamanho, proporção e sabor, claro.

Dessa forma, você evita clientes frustrados e fideliza os clientes pela certeza da qualidade que irão encontrar em seu estabelecimento. Como consequência, gera-se confiança e desejo pela marca, aumentando suas vendas.

4. Preparar a equipe

Ainda falando em qualidade, a preparação da equipe é essencial para aumentar os lucros do seu restaurante. Isso porque os funcionários, sejam atendentes ou o pessoal da cozinha, precisam estar alinhados em suas atribuições e capacitados para tal.

Invista em treinamentos de rotina, reuniões onde o diálogo seja prioridade e procure ouvir seus feedbacks para aproveitar informações que podem ajudar o seu negócio a melhorar e vender mais.

Garanta que todos conheçam os pratos e as bebidas, fazendo dias de degustação e apresentação do cardápio e faça treinamentos para os atendentes antes de iniciarem suas funções.

Lembre-se que os atendentes são como vendedores dos produtos e, por isso, devem passar segurança, confiança e propriedade ao fazer o atendimento para também vender mais para os clientes.

5. Investir em estratégias de divulgação

Não adianta ter bons preços, promoções, produtos e atendimento se o público não souber disso. Invista na divulgação do seu negócio, principalmente em sua presença online, para garantir bons resultados e aumentar o lucro do seu restaurante.

Crie o hábito de informar seus clientes sobre as novidades e promoções do seu restaurante e gere mais desejo pela marca com materiais que chamem sua atenção. Fotos, vídeos, animações e até a linguagem podem ser exploradas de forma criativa.

Conheça seu público e pense suas ações de divulgação de acordo com ele, com seus objetivos e com seu perfil de negócio. Assim, aumentar o lucro do seu restaurante será consequência de um trabalho planejado e estratégico.

6. Inovar para aumentar o lucro do seu restaurante!

Outra dica importante quando o assunto é aumentar o lucro do seu restaurante é inovar! Seja em ferramentas, soluções ou estratégias para se destacar no mercado e sair na frente com as novidades.

Muitas vezes, a inovação está em coisas simples como novas formas de atender e oferecer praticidade ao cliente, plataformas de entrega online como o iFood ou um aplicativo próprio do restaurante.

Pense no que o cliente deseja, no que seu restaurante precisa e no que otimiza seu tempo, organização e trabalho da equipe para avaliar as melhores ferramentas e estratégias de mercado.

Com isso, você atende às demandas dos clientes, ganha tempo e encontra formas de vender mais para aumentar o lucro do seu restaurante. Para saber mais sobre gestão de restaurante e deliveries, acesse os outros conteúdos do blog da iFood.