5 formas de acabar com o tempo ocioso do seu restaurante

O tempo ocioso do seu restaurante pode ter diversos motivos, desde a crise econômica até problemas internos, que muitas vezes, podem ser facilmente resolvidos com alguns ajustes e planejamento.

Reunimos as principais formas de acabar com o tempo ocioso do seu restaurante focando em ações práticas como: observar seu movimento e seus clientes, aproveitar as vantagens do seu horário de funcionamento, usar as ferramentas adequadas para se promover, entre outras.

Com as nossas dicas, você poderá não apenas eliminar o tempo ocioso do seu restaurante, como aproveitá-lo para se organizar e dar uma atenção maior ao seu negócio. Afinal, na hora de ajudar o seu restaurante a crescer, a criatividade é o limite. Vamos descobrir as 6 formas de acabar com o tempo ocioso do seu restaurante?

1. Descobrir os horários de tempo ocioso do seu restaurante

Esteja atento aos seus horários de pico e os horários ociosos para definir um padrão, por exemplo, se seu restaurante abre somente no almoço, qual o horário em que recebe mais clientes ou mais ligações? Qual o horário em que o movimento cai?

Percebendo a frequência destas quedas no movimento, será possível definir ao certo qual o seu melhor horário e quais os horários que precisam de mais atenção para poder aumentar as vendas.

Abrindo no almoço, os restaurantes geralmente têm um pico que dura de uma hora e meia a duas horas, variando a hora em que começam e acabam de acordo com a cidade e a região onde se encontram.

Pode ser que o horário de pico do salão seja diferente do horário do delivery, ou, se você ainda não tem um serviço de delivery, este pode ser um agravante para o tempo ocioso do seu restaurante.

2. Ofereça alternativas diferentes para vender mais no tempo ocioso do seu restaurante

Bem, depois de observar o movimento do seu restaurante, comece a pensar fora da caixa e busque definir alternativas dentro do seu cardápio, de acordo com os horários definidos por você como os de pico ou os ociosos.

Ainda supondo que você trabalhe no almoço, pode ser que das 11h ao 12h30 o movimento esteja a todo vapor, mas depois deste horário até o momento de fechar, os clientes e pedidos comecem a ser mais espaçados e diminuir.

Brindes, promoções e descontos

Uma saída pode ser criar promoções e descontos para pedidos após o horário de pico. Por exemplo, das 13h às 14h30 oferecer um brinde como uma sobremesa ou uma bebida.

Esta pode ser uma boa saída para atrair clientes que almoçam mais tarde, ou querem economizar.

Mais do que as refeições principais

Além disso, é possível que em sua região o público esteja preferindo fazer as refeições principais em casa, por comodidade ou até para economizar. O que não precisa ser um problema pra você se souber aproveitar os outros horários.

Ofereça lanches rápidos, saladas de frutas, sobremesas, enfim, opções que vão além das opções tradicionais para atender o público que faz as refeições principais em casa, mas que prefere opções mais práticas pela manhã ou meio da tarde.

Delivery como facilitador

Agora, se você já identificou que seu público está comendo mais em casa, por que não investir em um sistema de delivery e oferecer mais este conforto e praticidade pra os clientes?

Com o delivery, você tem mais flexibilidade para atender e aumentar as vendas no que antes poderiam ser horários ociosos do seu restaurante, sem contar no poder de alcançar ainda mais clientes que o sistema de entregas oferece.

3. Usar as ferramentas certas para potencializar as vendas

Um ponto fundamental para eliminar o tempo ocioso do seu restaurante é aumentar as vendas, não adianta, as duas coisas estão essencialmente ligadas e sem um número interessante de vendas o seu movimento cai.

É claro que aumentar as vendas de forma significativa pode levar certo tempo, mas com as ferramentas certas, os resultados vêm mais rápido, o que você começa a notar conforme o tempo ocioso do seu restaurante diminui.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação para o seu negócio e você consegue ter uma presença online marcante para seus clientes sem ter grandes investimentos.

Saiba como aproveitar ainda mais os recursos das redes sociais e da internet em nosso post sobre as vantagens da internet para restaurantes.

Sites de pedidos

Se você já trabalha com entregas, considere incluir um sistema de pedidos online como forma de aumentar as vendas. Com o iFood, por exemplo, é possível aumentar as vendas em até 50% e ainda conseguir mais uma forma de divulgação para o seu restaurante.

Mas, se você ainda não trabalha com entregas, conheça os 7 passos para trabalhar com entregas gastando pouco em nosso blog.

4. Reavaliar seu horário de funcionamento

Mesmo aumentando suas vendas, pode ser que você identifique que seu horário de funcionamento não está de acordo com o que você oferece ou os clientes que você deseja atingir.

Não há nenhum problema nisso, pelo contrário, reavaliar seu horário de abrir e fechar o restaurante pode ser uma boa saída para que você consiga se organizar melhor e dedicar mais tempo a administração, limpeza e cuidados com o restaurante.

5. Ser criativo para vender mais

Por último e não menos importante, na hora de pensar em soluções para aumentar as vendas e o movimento do seu restaurante, lembre-se da criatividade como condutora de todas as ações.

Pense, o que posso fazer para destacar meu restaurante dos demais? Seja com promoções, descontos, brindes, usando redes sociais, sites de pedidos ou mesmo se organizando melhor, o importante é enxergar seus desafios como novas oportunidades de se descobrir e descobrir novos nichos, produtos e clientes.

Observe seu restaurante, conheça seu público e procure entender seu comportamento antes de decidir o que fazer com o tempo ocioso do seu restaurante. Pense de forma inovadora, e boas vendas!