5 estratégias para ter um restaurante competitivo

Seu restaurante é competitivo? Se você ainda não se fez essa pergunta, pare e olhe para o seu negócio. Ele se destaca dos concorrentes? Tem estratégias de venda e divulgação que o colocam à frente do mercado?

Essas são questões importantes para ter um restaurante competitivo, conquistar o público e vender mais. Se é isso que você está procurando, aproveite as 5 estratégias que separamos para que você atinja esse objetivo!

1. Conheça o mercado e seus concorrentes

Pra ter um restaurante competitivo, você não precisa pensar nos negócios similares como adversários e sim, conhecê-los pra entender o que eles estão fazendo e oferecendo ao público.

Ter essa referência te ajuda a conhecer o mercado e identificar oportunidades de inovar com opções que seus concorrentes ainda não fazem, ou mesmo conhecer práticas adotadas por eles e se inspirar para criar as suas próprias.

Além de conhecer os concorrentes, é preciso conhecer o mercado e suas tendências para não ficar pra trás. Isso vale para a apresentação dos pratos, as estratégias de marketing, as ferramentas de trabalho e tudo que diz respeito à sua área dentro da gastronomia.

2. Esteja aberto à inovação

Se você não se adequar às novas demandas do público e do mercado, fica difícil tornar o seu restaurante em um restaurante competitivo. É que hoje, com tantas opções à sua disposição, o público está mais exigente.

Seja em relação à qualidade do que é oferecido ou aos canais de atendimento, tudo deve ser pensado para acompanhar o mercado. Por isso, conheça seu público, saiba quais são suas preferências e procure se adaptar a isso constantemente.

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas e o tempo cada vez mais curto, os clientes querem opções que facilitem sua vida e não os faça perder tempo. Assim, é importante estar aberto ao uso de ferramentas que vão de encontro com esse interesse.

Capriche nas redes sociais

Entre as ferramentas que facilitam a vida dos clientes estão as redes sociais. Nelas, você deve ter um posicionamento ativo e compartilhar conteúdo interessante ao público. Não adianta fazer mais do mesmo só para marcar presença!

Elas são importantes para solucionar as dúvidas dos clientes e oferecer um atendimento mais rápido. Por isso, esteja sempre atento às mensagens e aos comentários feitos em suas páginas.

Facebook, Instagram e até o WhatsApp são válidos, desde que utilizados de forma estratégica para não perder tempo ou investimentos em algo mal planejado. Invista em fotos e vídeos de qualidade para chamar a atenção do público.

Nas redes, é importante ter uma unidade em tudo que é compartilhado para fortalecer a identidade da sua marca. Dependendo do perfil do seu negócio, também é válido ter uma linguagem extrovertida e diferenciada, tendo em mente que o mais importante é se destacar e agradar o público.

Ofereça um cardápio online

Mesmo que você não tenha um site, é importante oferecer um cardápio online para ser um restaurante competitivo. É que como já falamos, os clientes querem praticidade e quem não oferece fica para trás.

O cardápio pode ser fixado em redes sociais como o Facebook ou até ser divulgado em uma lista de transmissão do WhatsApp. Ele deve conter as informações dos pratos com os valores e ser de fácil acesso.

3. Considere um aplicativo de delivery

Seu cardápio também pode ser disponibilizado em um aplicativo de delivery, que é mais uma ferramenta inovadora para um restaurante competitivo. Sua presença nesses apps gera mais visibilidade, o que ajuda na divulgação.

iFood

Entre os apps, o iFood é uma excelente opção para quem procura não só uma boa divulgação, mas também se destacar com o público. É que o app é desenvolvido para ser amigável ao usuário, com uma navegação fácil e intuitiva.

Para ser um restaurante competitivo dentro do iFood, aposte em um cardápio atrativo, com opções criativas e de bom custo benefício. Tenha fotos que despertem o desejo dos clientes e acompanhe suas avaliações para melhorar sempre e se destacar!

4. Preze pela qualidade

Para ser um restaurante competitivo, não basta chamar a atenção, é preciso atrair os clientes e mais do que isso, fazê-lo se apaixonar pela marca. Por isso, a qualidade no que você oferece é fundamental.

Preze pela qualidade nos produtos e ingredientes utilizados em seu restaurante e invista no treinamento da equipe para um atendimento de qualidade. Muitas vezes, os restaurantes se esquecem disso e se você estiver sempre atento a qualidade em todos os processos, com certeza vai se destacar dos concorrentes!

5. Restaurante competitivo: use a criatividade

Sabemos que nem sempre dá pra fazer grandes investimentos com decoração, campanhas de divulgação ou materiais mais sofisticados para seu restaurante. Por isso, não economize na criatividade e pense em inovar sempre para poder se destacar.

Muitas vezes, a jogada que você precisa não está em quanto dinheiro tem pra gastar e sim no que você pode fazer com sua criatividade para alcançar os resultados que precisa. Inspire-se e busque referências para criar e recriar sempre que preciso!

Gostou destas estratégias? Tem muito mais dicas como essas no nosso blog! Confira e fique por dentro, também, das soluções que o iFood oferece para seus restaurantes parceiros.