5 dicas para receber boas avaliações no iFood

As boas avaliações no iFood são metas que todo parceiro da plataforma deseja atingir. Elas ajudam outros clientes a terem uma boa imagem da sua marca e contribuem para que sua visibilidade seja otimizada, subindo no ranking da listagem do site ou app iFood.

Como fazer, então, para ter boas avaliações no iFood e começar a vender mais pela plataforma? Confira aqui as 5 principais dicas e comece a aplicar no seu restaurante!

  1. Capriche no atendimento

O atendimento é e sempre será um dos fatores decisivos para os clientes. Ele pode determinar a recorrência do seu público e também ser o responsável pela falta de interesse em retornar ao seu estabelecimento, mesmo no caso dos deliveries.

Para ter boas avaliações no iFood, é importante investir em um atendimento rápido, eficaz e prático. Ninguém quer receber um pedido errado, ser ignorado ou ter seu problema (ou reclamação) desmerecido, por isso, dê atenção a cada pedido.

Fique de olho no recebimento dos pedidos, treine sua equipe frequentemente, responda às perguntas e, se possível, aos comentários e considere incluir formas de relacionamento diferenciado, como envio de brindes ou pequenas gentilezas.

  1. Prazo de entrega: Cumpra o prometido!

O atraso é um grande problema para quem quer boas avaliações no iFood. O cliente que não recebe seu pedido dentro do prazo estipulado sente-se frustrado e até lesado, o que prejudica sua imagem.

Junto com a má qualidade da comida, o atraso é um dos pontos de maior reclamação na plataforma, por isso, vale a pena estar atento. Se essa for uma reclamação recorrente, talvez seja melhor aumentar a estimativa de tempo de entrega para não gerar problemas.

Outro ponto pode ser avaliar a produtividade da equipe da cozinha e também da entrega, para identificar se há problemas ou definir o tempo ideal a ser repassado aos consumidores. Confira também nosso post com 5 segredos para não estourar no tempo de entrega!

  1. Invista em um bom sistema de entregas para garantir qualidade

Mesmo com uma equipe interna produtiva, comida de qualidade e bom atendimento, é preciso estar atento ao sistema de entregas. Afinal, se ele for falho, seu produto pode ser danificado, chegando até o cliente com perda da qualidade.

Avalie o sistema que utiliza, veja se há muitas reclamações quanto ao estado em que o pedido chega na casa dos cliente e saiba identificar onde está o problema. Geralmente, soluções de equipes especializadas como a terceirização da entrega via iFood são opções interessantes para seu restaurante.

  1. Seja honesto com as imagens do cardápio

Sabe aqueles pratos lindos que você vê nas fotos e chegam desconfigurados, desproporcionais ou completamente diferentes do que foi visto no cardápio? Esse é um grande problema e que vai prejudicar sua pontuação na plataforma.

Seja honesto com fotos que representem o que o produto em questão realmente consiste e preze pela qualidade na cozinha nas entregas. Isso vai fazer com que os clientes sintam-se respeitados, satisfeitos e gerem boas avaliações no iFood.

Para saber mais sobre como manter a integridade dos produtos no delivery, acesse nosso post “Como faço para o prato chegar em boas condições na casa do cliente?

  1. Para ter boas avaliações no iFood, coloque-se no lugar do cliente

Por último e não menos importante, para ter boas avaliações no iFood, coloque-se no lugar do cliente, sabendo olhar para os feedbacks dados como oportunidades de reavaliar alguns pontos que podem ser cruciais para melhorias no seu negócio.

Mesmo que as reclamações sejam pontuais e de caráter duvidoso, respostas ríspidas e muito pessoais podem não solucionar o problema e, pelo contrário, agravar a situação. Investigue as informações, saiba ouvir e lembre-se da dica 1: capriche no atendimento!

Seguindo essas dicas, as boas avaliações no iFood serão uma questão de tempo e sua pontuação na plataforma vai subindo, melhorando sua visibilidade e contribuindo para o aumento das vendas (e do faturamento). Pense nisso!

Quer saber mais sobre gestão de negócios gastronômicos e deliveries? Deixe seu comentário e conheça os outros conteúdos do blog iFood. Boas vendas!