10 dicas para manter a saúde financeira de bares e restaurantes

A saúde financeira de bares e restaurantes é um assunto bem sério, afinal, é ela quem determina o sucesso de um negócio, merecendo a atenção dos empresários e sendo motivo de preocupação de muitos deles. Ao contrário do que você pode pensar, cuidar da saúde financeira de bares e restaurantes pode se tornar muito mais fácil com alguns passos simples. 

1. Ter um bom planejamento

O princípio básico para manter a saúde financeira de bares e restaurantes é o planejamento. Sem ele, fica difícil mensurar os resultados das suas ações e entender os números do seu negócio.

Para fugir dos problemas trazidos pela falta de planejamento, tenha um plano de negócio bem estruturado e inclua nele todo o investimento feito, incluindo os gastos rotineiros e as metas para cobrir o investimento.

2. Trabalhar com metas viáveis

Para atingir o ponto de equilíbrio do negócio, trabalhe com metas viáveis e estratégias para atingi-las. É importante trabalhar com metas e objetivos para estabelecer ações efetivas e ter uma base estruturada e real de onde seu negócio precisa chegar.

3. Saber exatamente quanto você gasta

Tão importante quanto ter planejamento é saber exatamente quanto você gasta. Investimentos maiores, gastos com despesas corriqueiras, pagamento de aluguel, de funcionários e compra de insumos precisam ser registradas e controladas.

4. Uso de fichas técnicas

As fichas técnicas são essenciais para a saúde financeira de bares e restaurantes. Elas são instrumentos de cálculo e controle de quanto custa para seu negócio produzir itens como pratos e drinks produzidos em seu bar ou restaurante.

Com o uso das fichas técnicas fica mais fácil manter a saúde de bares e restaurantes, pois, elas permitem que você tenha maior controle do que gasta e também do que compra, possibilitando um controle de estoque eficaz.

5. Bom controle de estoque

Fazer um bom controle de estoque também é decisivo para a saúde financeira de bares e restaurantes. Com o uso das fichas técnicas e tendo um bom controle de caixa, você consegue planejar e acompanhar seu estoque de forma organizada e com mais segurança.

Ter um bom controle de estoque vai te ajudar a reduzir desperdícios, compras desnecessárias e fazer as compras somente do que é preciso, sem gastar mais e sem perder mercadorias.

6. Margem de lucro

A margem de lucro dos produtos vendidos diz muito sobre a saúde financeira de bares e restaurantes. Ela deve ser calculada com números e dados reais e não com informações aleatórias. Nessa hora, as fichas técnicas são mais que bem vindas e devem dar base para o cálculo.

7. Ter um controle de caixa eficiente

Tão importante quanto saber tudo que sai, é saber quanto entra em seu negócio. Por isso, ter um controle de caixa eficiente é essencial para a saúde financeira de bares e restaurantes.

8. Usar ferramentas que ajudem na gestão financeira

Para um controle de caixa eficiente, conte com ferramentas que te ajudem na gestão financeira. Isso vale desde soluções como comandas eletrônicas até softwares de controle financeiro, de vendas e de estoque.

9. Investir em marketing

O marketing ajuda a manter a saúde financeira de bares e restaurantes, pois tem como objetivo promover o negócio, gerando mais vendas e o aumento do faturamento. Nesse sentido, investir no marketing é essencial para negócios gastronômicos!

10. Usar soluções com baixo investimento e retorno significativo

Mesmo que grandes investimentos não estejam em seus planos, existem soluções de baixo custo e que apresentam retorno significativo. Usar as redes sociais como forma de divulgação, ter uma boa presença online e usar plataformas de vendas como o iFood são exemplos de soluções com custo benefício compensador.

Como você já sabe, a saúde financeira de bares e restaurantes não é uma questão pontual, mas sim, um trabalho diário que merece sua atenção e esforço. Por isso, coloque em prática as dicas que trouxemos para você e empenhe-se constantemente.

Com o tempo, o resultado é notável e você passa a se organizar melhor, ter mais controle e autonomia sobre as questões financeiras do seu negócio e ainda consegue se dedicar para criar estratégias que vão aumentar suas vendas e seu faturamento!

Para saber mais sobre gestão de bares, restaurantes e deliveries, conheça nossos outros conteúdos aqui no blog e saiba mais sobre o iFood cadastrando-se como um parceiro. Boas vendas!