Marketing para restaurantes: 7 regras para ganhar o jogo

Já faz um tempo que o boca-a-boca não é mais a alma do negócio – pelo menos não sozinho! Isso porque, o mercado está cada vez mais repleto de negócios e restaurantes. Se você não se comunicar e não contar ao público qual o seu diferencial, é muito provável que ele não chegue até você.

Mas isso não é novidade! É que em pouco tempo, o marketing tradicional foi perdendo espaço para os novos meios e ferramentas disponibilizados pela internet e o universo digital.

Agora, assim como no mundo offline, a rede está cheia de empresas e negócios buscando um espaço. É preciso fazer a diferença utilizando as ferramentas certas para se destacar dos concorrentes e ganhar espaço em seu segmento.

Seja online ou offline, se você ainda não pensou em fazer o seu marketing para restaurantes ou ainda não sabe por onde começar, vale a pena conhecer essas 7 dicas para ganhar o jogo e garantir o seu mercado!

1. Conte sua história, o público quer saber!

Qual é o seu negócio? O que você faz? Qual a sua história? Parecem coisas simples na cabeça do empreendedor, mas é necessário transparecer e vestir a camisa do seu negócio para o marketing para restaurante funcionar.

É preciso gerar valor mostrando seus princípios. Para isso, coloque na ponta do lápis como o negócio surgiu, quais os diferenciais, os pontos fortes, quais suas metas e onde pretendente chegar com elas.

Ter um primeiro contato e entender que é um restaurante com valores e preocupações, deixará o cliente mais interessado em conhecer melhor o seu negócio. Além disso, ele terá mais segurança quanto ao atendimento e na hora de realizar seu pedido.

E, claro, tão importante quanto escrever, é compartilhar com o público em suas mídias, sempre lembrando o cliente porque vale a pena experimentar a sua comida.

2. Tenha uma identidade visual forte

Antes de investir em divulgação, tenha certeza que a identidade visual reflete o que o seu restaurante faz e onde quer chegar. Apegue-se aos detalhes, elementos complementares a logo, cores e enfim, priorize uma identidade forte o suficiente para consolidar sua marca com o cliente e ser lembrado com facilidade.  

Converse com profissionais da área de marketing e design e entenda como você pode tornar o seu restaurante mais atrativo visualmente – sendo delivery ou não.

A identidade conta desde aquele logo no aplicativo de entregas, até o visual do estabelecimento físico – essencial para causar um bom impacto já na primeira impressão.

3. Invista nos meios certos de divulgação

Não faltam meios de divulgação no mercado. No marketing offline, você encontra opções como outdoor, panfletos, cartões, shoppings etc.

Já de forma online, seu alcance pode ser muito maior! É possível fazer anúncios em sites de conteúdo relacionados ao seu nicho de mercado, segmentar publicações de acordo com o público que vislumbra atingir, aplicativos para Android e IOS, entre outros. Alguns deles de forma orgânica, outros de forma paga.

Publicar um conteúdo assertivo, deixar suas redes sociais atrativas, vincular sua imagem a sites e aplicativos e plataformas, como o iFood, são estratégias essenciais para um plano de marketing para restaurantes ser um sucesso.

4. Aproveite as oportunidades de interação

A maioria das plataformas digitais oferecem opções de interação com o seu público. Aproveite ao máximo estes recursos e tente envolver os seus clientes com ações que os instigue a participar de seus canais. 

Um sorteio (lembrando de se adequar as normas e leis para sorteios), uma promoção para degustação, uma parceria nova, a chamada para um evento, enquetes, são exemplos de estratégias que contribuem para um engajamento mais efetivo.

Esteja atualizado e acompanhe seus canais

Forneça informações reais e que ajudam o cliente a chegar mais rápido até você criando canais em que seja possível reservar uma mesa, encontrar seu endereço de forma prática, conhecer seus horários e dias de funcionamento e outras informações que oportunas.

Tão válido quanto isso é o acompanhamento que estes meios demandam. Esteja atento às mensagens, sugestões e críticas que possam surgir e responda-as com agilidade. Para isso, é importante contar com serviços de profissionais especializados e atribuir a tarefa de retornar as solicitações do cliente à um responsável. 

5. Aposte no que você faz de melhor

Saber enaltecer seu carro-chefe, como aquele drink ou prato com mais saída, é muito importante. Na hora de definir o que é ou não um diferencial, pense naquilo que te destaca de outros restaurantes em seu segmento.

Desde o atendimento diferenciado até um couvert que só você serve, garanta que seja divulgado de forma atrativa. Mostre que o seu restaurante é o único lugar onde o cliente pode encontrar essa experiência.

Isso vai ajudar na hora de montar um bom plano de presença online, já que ninguém melhor do que você vai saber seus pontos fortes. Assim, você consegue definir o que ganha destaque na divulgação.

No marketing para restaurantes é fundamental considerar o aspecto visual de seus produtos e a internet te ajuda nessa missão! Invista em fotos e vídeos atrativos e faça dos seus canais uma vitrine virtual com o que você tem de melhor em pratos, drinks e instalações. 

6. Faça seus funcionários amarem seu restaurante tanto quanto você

Os funcionários devem fazer parte do seu planejamento de marketing para restaurantes, já que clientes ficam satisfeitos quando bem atendidos e para isso, os funcionários devem estar felizes com o que fazem e saberem o que estão servindo.

Treine sua equipe e estimule seu trabalho para agirem de acordo com o que o restaurante quer passar aos clientes. Os valores transmitidos para o público devem estar presentes desde um atendimento telefônico até a forma como prato chega na mesa ou na casa do cliente.

Trabalhar com marketing para restaurantes é um processo que deve ser levado a sério por todos da equipe: garçons, entregadores, cozinheiros e recepcionistas são peças fundamentais nesse engajamento com o público.

7. Valorize seus próprios canais de divulgação

Para reafirmar sua identidade visual, seus valores, seu diferencial de negócio e tudo que você precisa transmitir ao público, valorize seus próprios canais de comunicação.

Isso inclui desde os guardanapos e acessórios de mesa até a forma como o cliente é recebido ao chegar no seu restaurante ou fazer um pedido online. Estes canais de divulgação devem ser considerados como uma conversa em que só você e o cliente participam, assim fica mais fácil chamar sua atenção, certo?

Utilizando estes meios de forma efetiva, é possível ressaltar sua identidade visual, contar sua história de forma criativa, destacar seus pratos e criar experiências únicas com o marketing para restaurantes.

Marketing para restaurantes e o marketing convencional

Por mais que o marketing para restaurantes deva ser tratado de forma específica e de acordo com as característica do segmento gastronômico, é importante considerar os princípios básicos do marketing convencional.

Pensando nisso, um bom marketing para restaurantes deve levar em conta 4 P’s tão falados na área do marketing: um bom produto, um bom ponto de venda (que também diz respeito ao delivery), um preço adequado e, por fim, uma boa promoção!

É necessário integrar esses quatros pontos para garantir resultados incríveis com o marketing para restaurantes e ganhar o jogo. Destaque-se no mercado gastronômico e faça do seu restaurante um case de sucesso!