5 dicas simples para o seu restaurante crescer

O sucesso de um negócio gastronômico, seja um restaurante, um bar, um café ou uma hamburgueria, depende de diversos fatores importantes. Planejamento, boa gestão financeira e administrativa e profissionais capacitados são fundamentais para ter lucros.

Se o seu restaurante é a realização de um sonho, muito provavelmente você já deve saber que o retorno ao dedicar-se a estes fatores pode ser muito gratificante. É preciso empenho para que seu restaurante seja um bom negócio, cresça e conquiste novos mercados e maior faturamento.

De que forma você vê seu restaurante crescer? Com que público e em que lugar? Quando bem definidos, estes pontos deixam de ser preocupações e passam a colaborar para seu restaurante crescer. Confira algumas dicas básicas que podem fazer seu restaurante crescer sem comprometer seus investimentos!

1. Destaque-se da concorrência mostrando o que faz de melhor

Em um mercado promissor como a gastronomia, em que cada vez mais restaurantes surgem e procuram espaço, crescer é uma questão de ganhar destaque com o público. Isso significa chamar a atenção e atrair o interesse mesmo com concorrentes fortes.

Para isso, concentre-se em entender seu próprio negócio para definir seus pontos mais fortes. O que você faz de melhor? Qual o seu carro chefe? A resposta para isso pode ser o diferencial que você precisa para ganhar o público.

Não pense que para isso é preciso fazer grandes investimentos, basta observar com atenção o que você oferece e usar as estratégias certas para aproveitar o que você já tem em mãos.

Desde uma prática simples, como um chef atencioso com os clientes, até aquele drink ou prato com apresentações que só você faz, todas essas peculiaridades têm potencial para serem extraordinárias quando bem comunicadas.

2. Certifique-se de as pessoas saibam disso!

O primeiro passo para que as práticas e produtos que só você faz sejam diferenciais atrativos ao público, é garantir que eles fiquem sabendo disso. Nessa hora, apele para os meios que mais se adequam com seu público e seu objetivo.

É por isso, que na hora de pensar em como fazer o restaurante crescer, é essencial definir que público é este que você quer atingir. Assim, é possível definir as melhores ferramentas de acordo com a faixa etária, região demográfica, renda, preferências e mais. 

Agora, investir na presença virtual é fundamental para seu restaurante crescer. Isso porque independente do perfil de público traçado, o posicionamento online já é um requisito esperado pela maioria das pessoas.

3. Esteja onde o público está e não fique pra trás!

Tendo isso em vista, esteja presente nas redes sociais, divulgando suas novidades, facilitando o acesso do público ao seu restaurante com a disponibilização de informações de localização e contato. Outra dica é oferecer a possibilidade de serviços de pedidos mais práticos, como os oferecidos por plataformas e aplicativos de venda online.

Tudo isso vai contribuir na hora de marcar presença com o público, uma vez que seu negócio estará onde ele está. Não só o público que já é cliente, como os clientes em potencial. 

4. Acompanhe o mercado e atraia mais clientes sendo criativo

Para o restaurante crescer, é preciso inovar e isso vale desde ações mais simples em seu próprio espaço quanto o investimento em tecnologia para facilitar sua vida e a dos clientes.

Cardápio

Como exemplo de ações internas, o cardápio pode ser uma ótima saída em inovação. Estude-o e reúna sua equipe da cozinha para, junto com você, pensar em alternativas para oferecer opções atuais e inclusivas.

Pratique o exercício de colocar-se no lugar dos clientes para entender o que eles buscam. Hoje, muitos consumidores procuram restaurantes que ofereçam opções de acordo com suas preferências ou restrições alimentares.

Ao estruturar o seu cardápio levando isto em conta, você não só passa a ser atrativo para este público, como para as pessoas em torno dele. Por exemplo, pense em uma família de quatro pessoas em que um dos integrantes não consuma lactose (por preferência ou restrição alimentar), se você não oferece uma opção interessante para aquele integrante, não perde apenas a consumação de uma pessoa, mas das quatro.

Facilidades com delivery

Pense na possibilidade de tornar a experiência do seu restaurante mais agradável não só para quem frequenta suas instalações, mas para quem pede sua comida em casa. Assim, busque enxergar o delivery como prioridade equivalente ao atendimento de salão.

O delivery é uma ótima opção para quem deseja crescer, já que é uma prática do mercado que tem se tornado cada vez mais comum e requisitada pelos clientes. Para inovar neste sentido, busque as ferramentas certas, tornando a experiência dos clientes mais prática.

Hoje, aplicativos como o iFood oferecem parcerias para inclusão de restaurantes em sua plataforma, que funciona como uma vitrine virtual de seus produtos, o que acaba por gerar economia com publicidade e propaganda, por exemplo.

Investir nestas práticas pode fazer com que o público encontre em seu restaurante a praticidade e experiência que procuram, o que gera mais credibilidade e destaque de mercado.

5. Para seu restaurante crescer, assuma uma postura promissora!

E por fim, esteja preparado para o crescimento que está por vir! Treine sua equipe para o sucesso, investindo em diálogos onde você compartilhe suas metas para que se tornem metas coletivas, inspire-os para que dêem o melhor de si.

O público se interessa por negócios promissores, por isso, compartilhe suas conquistas, comemore datas e marcos importantes para seu restaurante, como o aniversário da empresa ou o aniversário da cidade em que você se encontra oferecendo promoções, por exemplo.

Assuma a postura de quem já está crescendo e deixe o público saber disso e crescer junto com seu negócio. Considerando estes pontos na hora de começar a se planejar para crescer, você já estará no caminho certo e para o seu restaurante crescer é só questão de tempo!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário. Será ótimo te ajudar.